quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Eu não sou daqui, eu fui criado aqui, conheço os nomes das ruas e sei para onde elas levam, reconheço os rostos das pessoas e o companheirismo dos amigos que fiz. Mas bate na cabeça a frase fria, feito o ferro que tenho dentro de mim: eu não sou daqui.
Isso não mudará jamais, reconheço no sotaque uma impossibilidade de reação, um conforto familiar, um espanto de filho encontrando a mãe, perdida há anos, em outras terras, em outro lugar, lá, no lugar de onde vim.
Quando o sorriso é outro, e os olhos (sempre mais velhos por lá) fazem a falta que só noto quando estou mais perto (de alguma forma mais perto de mim). Ando pelas ruas, andar meio mineiro... Todo mineiro deveria ter um canivete, penso me lembrando de Sabino, quando terei o meu?
Fui menino mineiro o suficiente? Crescido tão longe de lá, cada vez mais longe e mais saudoso. Não conheço minha terra. Mas reconstruo-a toda em mim, em meu peito bate o solo mais rico e o povo mais velho, em meus olhos, a eterna desconfiança do mar, pois se lhe conheci cedo, ele nunca me pertenceu.

5 comentários:

Dré Tostes disse...

Uai!
sou mineiro,
de coração e nascença,
A lei diz que não,
maldita lei!

Anônimo disse...

É engraçado, né? Tenho 19, moro no Rio há 17. Não lembro de nada de lá, mas sei que não sou daqui.
Talvez quando for pra lá, não sinta que eu seja de lá. Talvez eu não seja de lugar nenhum...

A desconfiança do mar... sempre.

R. Bloise disse...

Ainda bem que sou carioca! Nem eu desconfio do mar, nem ele de mim.

DuQuE disse...

Muito foda o texto...eu tb me sinto como um estranho aqui e quando retorno às minhas raízes é uma sensação de muuito conforto...
E a desconfiança do mar, leva ao conforto encontrado no bar, pois como já diz a expressão: "Já que Minas não tem mar, vou pr'o bar!"

Unknown disse...

Uai mesmoO! deu vontade até di ser mineira agora...hehehe
Sou carioca, mas confesso q dpois de morar em outros lugares, sinto-me parte da cada um deles e não só mais do Rio...ou mesmo, às vezes, de lugar nenhum...!!
^^eterna desconfiança...^^

vc escreve mto bem, cara...me amarrei!